Dia do Químico
O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico, pois, nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” - Lei nº 2800/56. Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois essa lei foi dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).
Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.
O contingente de profissionais da Química integra as seguintes categorias: Técnicos em Química, Bacharéis/Licenciados em Química, Químicos Industriais ou Tecnólogos equivalentes, Engenheiros Químicos e suas especializações, entre outros, o que forma uma gama de cerca de 50 denominações.
Comemoração do dia no Curso Técnico em Química
O Dia do Químico iniciou na Escola Técnica Federal de Campos no ano de 1980. Os professores do Curso Técnico em Químico que eram Engenheiros Químicos provenientes do Universidade Rural trouxeram esta ideia.
Durante o dia, os alunos e professores costumam a disputar diversos torneios como vôlei e futsal, por exemplo.
Vários brindes são sorteados entre os participantes!! (Quem nunca saiu de lá com pelo menos um chaveiro?!)
Jogos
Brindes
Nesse dia não pode faltar muita música, contando com algumas paródias feitas pelos alunos!!
Homenagens
Em algumas edições são realizadas homenagens emocionantes para professores que estão se aposentando na respectiva época.
Música
Não podemos deixar de enaltecer toda a comida do evento! Muitas frutas, muito refrigerante, churrasco, etc. E claro o momento das refeição gera as melhores foto.
Gincanas
Diversas gincanas também são realizadas como bingo, soletrando, imagem e ação, gincana de cumprir tarefas, etc.
Comida
Edições
Não podemos deixar de destacar a tradicional torta na cara. Professores e alunos montam grupos e respondem perguntas de conhecimentos gerais. A pessoa que errar leva torta na cara. Momento de ótimas risadas.
O melhor desse evento são os momentos de descontração entre professores e alunos com todas as conversas, piadas, etc. Também é uma ótima oportunidade de ex-alunos reencontrarem seus amigos e os eternos professores. Nesse ano de 2020 estaremos longe presencialmente, porém unidos em pensamento com uma força igual a uma ligação de hidrogênio!
Confraternização
Torta na Cara